Ajudar

Quando a pandemia se instalou nas nossas vidas e fomos todos recambiados para casa, não me ocorreu que isso fosse ter impacto nos animais. Foi quando apareceram as primeiras notícias de animais infetados com o COVID-19 - pouco sólidas, mas hoje em dia, isso é irrelevante - é que me preocupei. A facilidade com que as pessoas renegam os animais que trazem por casa é assustadora. Felizmente, não surgiram muitas notícias para alimentar este tema e embora existam números de maior taxa de abandono - porque há sempre pessoas más - tranquilizei-me.

Depois vieram as notícias dos impactos desta pandemia na economia no país e do mundo. A minha falta de visão levou-me a acreditar que a maioria das empresas se conseguia adaptar, com menos lucros, eventualmente, mas com um pouco de criatividade, não ia ser tão mau assim. A meu ver, tirando o turismo e a estética, que não têm adaptação possível, o resto era possível manter. Fui muito inocente neste meu julgamento e só agora, com os pedidos de ajuda que vão aparecendo, é que dei conta que há mais uma cadeia afetada... as instituições que ajudam animais, seja na sua conservação, seja contra o abandono. Todas, grandes e pequenas.

O grande choque nacional foi o pedido de ajuda do Badoca Park. De portas fechadas e sem previsão de abertura, não têm capacidade financeira para manter as condições médicas e alimentares que todos aqueles animais precisam. Neste momento, precisam de dinheiro ou alimentação para os animais. Todas as informações sobre como ajudar aqui e aqui.

A Amore é outra, mas de pequenas dimensões. Trata-se de um abrigo para animais, sem distinção de espécie, que por um qualquer motivo, foram resgatados e têm no abrigo uma vida feliz. A Amore pede apenas 1€ por mês, mas não diz que não a transferências mais simpáticas. Todas as informações sobre como ajudar aqui e aqui.

Com o tempo devem surgir mais - provavelmente já há e eu é que não sei - porque a previsão das coisas melhorarem é longinqua e tal como nós, os animais precisam de se alimentar todos os dias. 

Gostava muito que para além de mim, mais pessoas fizessem um donativo. Eles não têm culpa, não percebem o que se passa e infelizmente, sofrem sempre com as consequências.


Sem comentários:

Enviar um comentário