Noé, O Filme, A Banhada

Eu sei pouco da Biblia, vá lá saber-se porquê, nunca me deu para a ler. Por isso, da história do Noé só sei o resumo: o Noé foi avisado por Deus que vinham lá umas chuvadas para matar toda gente (e todo o mal do mundo), ele fez uma arca, meteu lá um casal de cada espécie animal, as chuvas vieram, inundaram tudo, eles safaram-se e quando a água escoou toda (não sei bem como), ele montou arraias e fez-se um novo mundo. Muto bonito e tal, mas não sei bem qual é a moral a tirar da história. Adiante.

O que eu não sabia, mas que deve estar escrito algures na Biblia, é que na história do Noé e que foi contada no filme, é que haviam calhaus gigantes (ou eram árvores?) que ajudaram o Noé a fazer a arca. Assim parecidos com as árvores do filme do Senhor dos Aneís, estão a ver? O que eu também não sabia é que de uma pequena ferida na barriga de uma criança, o Noé e a sua esposa ditaram logo a sentença que a pequena iria ficar estéril para toda a vida. Valeu-lhe o velho (avô do Noé), curandeiro de serviço, que lhe fez uma mézinha e a moça lá engravidou, logo de um par de gémeas. Cheio de poderes, o velho.

E no meio de tanta novidade, fiquei também a saber que o Noé era maluco. Forte mesmo. Mas essa parte já se está um pouco à espera, porque, enfim... dá para entender.

No fim, sobrevie o Noé, a esposa, o filho, a "irmã" que virou sua esposa, as duas gémeas do casal e um outro filho do Noé, que decidiu dar ao slide porque não quis ficar a segurar vela. Ora bem, depois de toda a banhada ao longo da história, eis que o filme termina com o Noé a dizer qualquer coisa como "idem e multiplicai-vos" às pequenas gémeas. Tendo em conta que o velhote já não estava presente, quem é que conseguiu fazer esse milagre? Será que afinal o Espírito Santo não engravidou só a Maria e também foi dar uma mãozinha a estas?

Sem comentários:

Enviar um comentário