Lojas de Bairro

Sinto-me uma privilegiada no que diz respeito às zona onde morei. Nos meus primeiros anos, vivi (embora não fosse a minha casa oficial) em Algés, que não sendo um sítio bonito (longe disso) é uma espécie de aldeia, onde não falta absolutamente nada e as pessoas se conhecem. Lembro-me de ir com a minha avó à praça comprar fruta, legumes e miniaturas de pasteis de nata que eu devorava, ao talho do Sr. João onde a minha avó mandava fazer hambúrgueres para mim e há loja do café que era super antiga, onde tudo se vendia avulso e que tinha aquele aroma maravilhoso do café. É a loja que mais saudades me deixa.

Anos mais tarde, fui para o Bairro de Caselas, onde ainda moram os meus pais. Sempre gostei do sossego do bairro, do verde de Monsanto e da bicharada à volta. Ele é gatos, rolas, morcegos no verão, alguns esquilos e até ouriços. Passei muitas tardes da minha juventude a brincar na rua, na mata, no largo da igreja e em casa de uma amiga do bairro.

Quando comecei a procurar casa, decidi que queria que fosse no Restelo. Levei muito tempo até conseguir uma casa aceitável por um preço que não me levasse à falência. Quis manter o sossego do bairro, a boa localização mas mais serviços, como farmácia, multibanco, supermercado, etc.

Hoje vivo umas ruas abaixo, num sítio que eu acho espetacular. Tenho tudo o que é preciso apenas a alguns passos a pé. Até as minhas aulas de yoga e TRX. Mas uma das coisas que raramente aproveito, são as mercearias. É estúpido, eu sei, mas a verdade é que me dá muito mais jeito ir a um supermercado, porque para além da variedade, os preços são bem mais tentadores. Só que neste sábado, peguei na minha cesta de verga muito country style que me trouxeram de Moçambique e fui às compras. E que saudável que foi! Pelo passeio, pelo contacto com as outras pessoas, por conhecer sítios onde já passei inúmeras vezes, mas sem nunca ter entrado. Há toda uma outra vida nos sábados de manhã que não há nos outros dias da semana. Vêem-se mais pessoas na rua e as lojas estão abertas. Não digo que vou passar a fazer as compras nas mercearias à volta de casa porque não é verdade, há coisas que não compensa de todo (detergentes, produtos de higiene, etc.) mas garantidamente, vou passar a fazê-lo mais vezes com as frutas, os legumes e até o pão.

Sem comentários:

Enviar um comentário