Balanço Gastronómico

Segunda feira foi dia de acordar cedo, pegar nas prendas e rumar a casa dos meus pais para começar a trabalhar na doçaria. Das iguarias que fiz, acho que o maior sucesso foi mesmo o tiramisú. Estava uma delicia, carregadinho de whisky.

Entre os cozinhados, dar um jeito na casa, preparar a mesa de Natal e mandar uns sms's, ao final do dia estava de rastos. O que vale é que o jantar veio rapidinho e depois de uns jogos de Loto (em que não ganhei nenhum), chegou a hora das prendas. Só me deitei depois das três da manhã. Com tanto sono e cansaço, o bom mesmo foi dormir com a minha Nikita. Já tinha saudades.

E durante estas duas últimas 48 horas, perdi por completo a conta ao número de filhoses, sonhos, broas, azevias e fatias de bolo rei que comi. O meu colesterol, que há umas semanas estava tão bonzinho, deve agora estar nos píncaros. Mais uma semana de estragos e a coisa vai ao lugar.

Ficam aqui umas fotos dos doçinhos, para mais tarde recordar:

Os sonhos de cachaça que não gostei muito.

As filhoses.

 O que restou do tiramisú.

E para que não me volte a esquecer, fica aqui a receita:

Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 4 colheres de sopa de açúcar (de preferência, em pó)
  • 250gr de queijo mascarpone
  • Café forte (sem açúcar)
  • Whisky à bruta
  • Palitos de champanhe
Passos:
  1. Separar as gemas das claras.
  2. Bater as claras em castelo.
  3. Bater as gemas com o açúcar e depois juntar o queijo.
  4. Acrescentar as claras à mistura anterior.
  5. Deitar uma camada do creme na taça de servir.
  6. Num prato de sopa, deitar o café (muito quente) com o whisky.
  7. Molhar os palitos no café (rapidinho para não ficarem super moles) e fazer uma camada por cima do creme.
  8. Fazer mais uma camada de creme e palitos e terminar com uma camada de creme. Polvilhar com chocolate em pó e voilá! Meter no frigorífico e devorar passado umas horitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário