A Minha Veterinária

Há uns meses atrás recebi a notícia que a doutora da Milka ia sair da clínica onde operava (e onde a conheci) para se mudar para um sítio mais longe. Teve a simpatia de me ligar, explicar o sucedido e colocar-se ao meu dispor sempre que fosse necessário, fosse um problema, uma dúvida, ou o que eu achasse que mereci um telefonema. Ao mesmo tempo que fiquei triste pela notícia, fiquei contente por ter tido a preocupação de me ligar.

Verdade é que pouco tempo depois tive de lhe ligar por causa de um caso de aparente incontinência. A bicha passou um fim de semana inteiro a fazer xixi enquanto dormia (e onde quer que calhasse). Na altura, recolhemos urina, a doutora veio a casa buscar, fez-se análises, veio o resultado (urina cheia de cristais) e como tratamento, mudámos de ração, para uma específica para o problema. Isto foi à coisa de mês e meio. A única coisa que pagámos foram as análises.

A coisa melhorou, com um caso ou outro esporádico, mas este fim de semana, voltámos à estaca zero. Mais xixi por todo o lado e a toda a hora. Voltei a ligar-lhe e ela prontificou-se logo para fazer uma ecografia à Milka. Em casa. Juro que fiquei de boca aberta, sem saber bem como é que a coisa se ia passar, mas já a imaginar filmes de terror. Nunca tinha tido, com animal nenhum, uma consulta ao domicílio, ainda para mais, com exames à mistura.

Ontem lá veio a doutora mais o equipamento todo. Eu a pensar que a Milka, que fica louca quando alguém toca à campainha, se fosse esconder quando a visse, fiquei espantada com o festival que ela lhe fez. É que nunca na vida a Milka ficou contente por ver a doutora, nem mesmo quando lhe oferecia biscoitos. No meio dos saltos e ladrares de excitação, acho que relaxei (nada como ter as expectativas bem lá no fundo)... Mas depois, quando ela se começou a aperceber que ia sobrar para ela, fez fita e foram precisas três pessoas para a manter deitada. Ainda assim, nada do outro mundo. O resultado é que não foi assim grande coisa. Continua cheia de cristais e tem duas pedritas pequenas. É continuar a fazer a ração mais um tempo e ver no que dá. Se não melhorar, terá de ser operada para limpar tudo.

Independentemente do problema, não posso deixar de me sentir grata por ter encontrado esta médica. Para além de excelente pessoa e profissional, está sempre disponível. Já em tempos, quando a Milka foi picada por um bicharoco, ela foi abrir a clínica de propósito (e ao fim de semana) para a tratar. Agora vem a casa sempre que necessário e sem cobrar a deslocação. Isto para não falar nas várias consultas que ela me deu na clínica quando andei a tratar da minha gata sem cobrar nada. E não é só uma questão de dinheiro, os animais ficam curados. Há pessoas que nasceram para uma profissão e ela tem tudo o que é preciso para ser excelente veterinária: cura os animais e sabe conquistar os donos.

Sem comentários:

Enviar um comentário