O Outro Lado De Uma Casa Usada

A casa nova é na realidade uma casa usada com muitos anos em cima. Ao longo dos seus mais de cinquenta anos já sofreu muitas alterações e melhorias. Quando a fomos ver pela primeira vez, a casa estava decorada (muito bem até) e arrumada. Uma casa assim mostra todo o seu potencial e mesmo vendo um ou outro defeito aqui e ali, não houve dúvidas que era uma excelente casa. E assim se fez o negócio.

Ontem foi o primeiro dia que entrámos em casa sem recheio. Os proprietários simpaticamente nos disponibilizaram a casa antes da escritura, porque sabiam que havia duas divisões que queríamos pintar. E lá fomos. E foi muito assustador. De repente, aquela casa bonita era um vazio cheio de pequenos defeitos. É impressionante como a decoração nos molda o olhar e sem ela nos focamos em tudo, do teto ao rodapé e a lista de coisas a arranjar rapidamente cresce. Depressa percebemos que as não eram só duas divisões que íamos pintar, tinham de ser TODAS. Tudo tem mazelas, tudo tem buraquinhos, tudo precisa de um jeitinho. Infelizmente, não há tempo, já que a mudança é daqui a três dias e ainda tenho coisas por empacotar na casa atual. Mas conseguimos arranjar um pintor que vai deixar as duas divisões prontinhas a tempo, logo a sala e o quarto que é onde se tem mais móveis e decoração.

Entretanto, vai-se limpando alguma coisa e continua o horror. A quantidade de lixo e gordura nos armários da cozinha é um escândalo. Que haja pó e até uma migalha ou outra, é normal, também os meus têm agora que estão vazios. Mas gordura? Gordura em todo o lado? E ferrugem? Acho sinceramente, que é demasiado desmazelo. Claro que nada disso bate a barata morta dentro do exaustor! Como é que isto acontece? Não faço puto de ideia. Mas está ali uma pessoa a limpar uma coisa já por si má e salta de lá o raio de uma barata, que mesmo morta, mete nojo.

Também houve um episódio "giro" na casa de banho que era usada pelas crianças. Assim um cheirinho a xixi bem concentrado vindo ralo da banheira. Rapidamente se alastrou à casa de banho toda e tivemos que fugir dali e só voltar a entrar munidos de detergentes poderosos.

É portanto uma aventura que pelos vistos, vai durar muitooooooo até ser terminada.


Sem comentários:

Enviar um comentário