Monte Do Álamo, Tavira E Arredores

Passadas três semanas do regresso a casa, vou finalmente recordar os sítios bonitos onde estive. Isto assim ainda vai ser mais sentido, porque já tenho uma vontade enorme de ir de férias outra vez.

O primeiro destino deste ano foi Tavira. Não conhecia e já tinha lido em vários sítios que era uma cidade algarvia bonita de conhecer. E não querendo ser má língua, isso é uma coisa difícil de encontrar. Mas confirma-se, Tavira é muito engraçada, mas a isso já lá vamos. Primeiro, o alojamento. Fiz umas pesquisas no Booking e decidi-me pelo Monte do Álamo. Foi sem dúvida, uma boa escolha. Porquê? A lista é enorme:
  • Tem apenas seis quartos e por isso, não há barulhos, nem confusões ao pequeno-almoço. Faz parecer que temos o monte só para nós (e esteve sempre lotado).
  • Os quartos são muito espaçosos e bem decorados. Aliás, toda a casa é bem decorada.
  • Os donos são de extrema simpatia, sempre disponíveis mas sem nunca incomodar. Fizeram-nos sentir convidados e não turistas.
  • A localização é perfeita. Muito pertinho do centro de Tavira mas longe o suficiente para estarmos no monte e só ouvirmos a bicharada. Aliás, o monte tem uma ótima vista para Tavira e para o mar. E à noite, parece que todas as estrelas se concentraram por cima de nós. É muito bonito.
  • O pequeno-almoço quase personalizado. Foi uma coisa gira que não tinha visto em lado nenhum. Perguntaram-nos, no dia de chegada, o que é que gostávamos de ter no pequeno-almoço. Achei muito simpático e inteligente da parte dos donos. Evitam o desperdício e o cliente fica mais satisfeito.
  • As cadelas. Ter animais simpáticos, super meigos e que adoram receber mimos, é meio caminho andado para o sucesso. Milhões de pontos para a Rita e para a Canela!
Nota-se que é um monte "em construção". Há muitos espaços verdes ainda a crescer e algumas zonas de lazer novinhas. É o caso, por exemplo, do "tanque". No Álamo não há piscina e sinceramente, parece-me uma decisão correta, já que praias é coisa que não falta na zona. Mas tem um tanque, novinho em folha que e ótimo para refrescar ao final do dia. 

No final, fiquei com muita vontade de ter uma coisa igual para mim. Quem sabe, um dia...







Quanto a Tavira, confirma-se, é uma cidade engraçada. Como em tudo no algarve, tem zonas horrorosas mas o centro compensa tudo. O rio, as pontes, os edifícios mais antigos, as muitas esplanadas e restaurantes cheios de bom gosto, tudo vale bem a pena a visita. Recomendo o passeio de comboio no primeiro dia, porque para quem não conhece nada, dá logo para ter noção dos melhores sítios onde passear. 

Quanto a praias, tem bastantes, muito boas, mas de difícil acesso. A praia do Barril é a única que se pode aceder a pé, embora ainda seja um esticãozinho. Tem um comboio para os mais preguiçosos mas a quantidade de gente era tanta, que só usámos uma vez (e tivemos que gramar com uma conversa surreal...). Fomos também à Ilha de Tavira e à praia de Cabanas. Para qualquer uma, o trajeto faz-se de barco, embora em cabanas, quase que dê para ir a nado. São todas ótimas praias com areais enormes e água limpa, transparente e linda. Este nosso país é maravilhoso.













Sem comentários:

Enviar um comentário