Alimentos Perigosos Para Cães

Vi este artigo no site da Petness, onde encomendo muitas vezes a comida da Milka e dos gatos da família e acho tão importante que vou transcrever aqui. Até porque nesta época natalícia, com comida por todo o lado e aquele espírito de "coitadinho, dêem-lhe lá qualquer coisinha", é muito fácil o nosso animal comer o que não deve. Nada como prevenir para não ter de remediar.

Há alimentos que não podemos mesmo deixar o nosso cão comer. Para mimar o seu amigo de quatro patas, escolha sempre snacks e biscoitos próprios para cães.
Se suspeitar que o seu cão ingeriu um deste alimentos, leve-o ao veterinário de imediato!

CHOCOLATE
Os cães não podem mesmo comer chocolate, pois pode ser perigoso. Uma molécula chamada teobromina, presente no chocolate, é um alcaloide do cacau, com propriedades estimulantes semelhantes à cafeína.
O sistema digestivo do cão tem dificuldade em digerir a teobromina, o que significa que esta vai ficar presente no organismo do cão durante muito tempo, causar alergias ou uma intoxicação grave que pode ser fatal.
O chocolate negro é o mais perigoso por conter maior teor de cacau. Também correm mais risco os cães de pequeno porte.
Os principais sintomas de intoxicação são tremores, sede, temperatura elevada, diarreia, vómito e respiração rápida.

CAFEÍNA
Está presente no café, mas também em outros alimentos como bebidas energéticas, cacau ou em alguns medicamentos. À semelhança da molécula do chocolate teobromina, pode causar envenenamento ou intoxicação.

ALCOOL
Se um cão ingerir uma bebida alcoólica, vai sentir os mesmos efeitos que um ser humano. Mas o seu organismo vai ficar mais afectado do que o nosso, e quanto menor for o tamanho do cão, mais perigoso é.
Os sintomas a ter em atenção são alterações nos batimentos cardíacos, descoordenação motora, dificuldade em respirar, vómitos ou diarreia. 

NOZ DE MACADÂMIA
Uma pequena quantidade deste fruto seco pode levar um cão à morte! A noz da Macadâmia liberta uma toxina que provoca nos cães uma intoxicação grave. Os sintomas que provoca são vómitos, diarreia, fraqueza muscular, paralisia das patas dianteiras, temperatura alta, entre outros.

ALHO E CEBOLA
Podem provocar anemia nos cães, ao serem ingeridos. São perigosos tanto crus, como cozidos ou desidratados.
Em grande quantidade podem causar até uma intoxicação. Os sintomas são fraqueza muscular, vómitos, diarreia, dificuldade em respirar ou falta de apetite.

ABACATE
Para os humanos não apresenta qualquer risco, mas para os cães pode ser fatal! O abacate contém uma substância chamada Persn que é altamente tóxica para cães. Esta descoberta foi feita recentemente, e é aconselhado evitar qualquer contacto entre o cão e este fruto.

CAROÇOS E SEMENTES DE FRUTA
Evite que os cães comam caroços ou sementes de fruta, pois podem causar inflamações, envenenamento ou obstruções nos intestinos.

AÇUCAR
Doces, guloseimas, e alguns alimentos de panificação contêm a substância xilitol, que faz aumentar a insulina do corpo do cão. Isto pode causar insuficiência hepática, em doses elevadas, o que pode ser fatal.



Podem ver o artigo original aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário