Mudar De Banco

Até há umas horas atrás, eu era cliente da CGD há mais de 30 anos. Os meus pais criaram-me uma conta quando nasci, foram lá colocando umas poupanças, mais tarde, era eu que pedia para depositar dinheiro que me davam nos anos e um dia, quando comecei a trabalhar, foi a conta do meu ordenado. Até há umas horas atrás, tinha duas contas, uma para o dia a dia, outra para poupança. Não me considero um cliente VIP, mas sempre tive algum dinheiro e nunca andei com saldos de 10€, como infelizmente, muito boa gente tem de gerir. Sempre me considerei um cliente fácil, não me queixava, tinha lá o meu dinheiro e geria como me apetecia.

Mas, com o processo da compra da nova casa, passei a ter uma conta noutro banco. Conta essa que terá de ser "alimentada" com transferências regulares. Ora, eu sei que a CGD cobra as transferências bancárias feitas online e por isso, decidi falar com a minha gerente de conta para saber que solução podíamos arranjar para eu poder agendar transferências bancárias sem ter de pagar 50 cêntimos até ao resto da minha vida. E qual foi a abertura da CGD? Nenhuma. Mandaram-me fazer as transferências no MB. Ainda cheguei a ir pessoalmente a uma agência expor a situação e a resposta foi igual. Melhor, mandaram-me falar com a gerente de conta. E efetivamente, eu fui falar. E disse-lhe que se não havia abertura nenhuma para arranjar uma solução, eu ia cancelar tudo e mudar-me para o outro banco. Resposta: então vai. Ora bem dito, bem feito. Mexi-me para tratar de criar tudo noutro banco. Se dá trabalho? Dá. Mas estava piurça da vida e isso motiva logo uma pessoa. Então estes gajos preferem perder um cliente a não lhe cobrar 50 cêntimos por mês? 

Mas pronto, lá criei tudo, tive de esperar pela chegada dos cartões novos, fazer umas quantas transferências para lá ter dinheiro mas finalmente, tudo pronto a usar. Hoje fui à CGD cancelar as minhas contas. Estive meia hora, sem exagero, a preencher e a assinar papeis. A fila atrás de mim bufava.

E aqui há mais um detalhe giro que eu até sabia, mas não consigo entender. Ora então, se o cancelamento for feito na agência onde a conta foi criada, é tudo na hora, uma pessoa sai de lá sem qualquer ligação à CGD. Mas se for feito noutra agência, guess what? Leva UM MÊS! Alguém me explique porque é que usando o mesmo sistema informático e sendo o pedido de cancelamento feito pela mesma pessoa, que já agora, é a proprietária das contas, porque raio é que isto leva um mês? Mas melhor, eu tenho que lá ir pessoalmente para terminar o processo, senão.... o processo expira e tenho de fazer tudo de novo! Não é lindo?

Eu acho que os bancos usam estas merdas para as pessoas desistirem de fechar contas e irem para outro lado. Porque isto ocupa tempo, deslocações e atrasos no emprego. E admita-se, ninguém gosta de ter trabalho. Mas pronto, no meu caso tá feito e não estou nada arrependida.

By the way, há uns dias atrás, a minha ex-gerente de conta mandou-me um email a dizer que a CGD ia ter umas contas novas e que incluía transferências gratuitas. Deu-me vontade de rir. 


Sem comentários:

Enviar um comentário